Quem Somos

Origem

Eficiência energética é um vetor de desenvolvimento técnico, econômico, ambiental e social do país, contribuindo para o uso racional dos recursos naturais e para a segurança energética, postergando investimentos na geração de energia elétrica.

Nesse contexto, a Lei nº 13.280 de 03 de maio de 2016, alterou a Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, com o objetivo de disciplinar a aplicação dos recursos destinados a programas de eficiência energética, oriunda do Programa de Eficiência Energética das concessionárias de distribuição, distribuindo esses recursos da seguinte forma:

  • 80% aplicados pelas próprias concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica, conforme os regulamentos estabelecidos pela ANEEL;
  • 20% destinados a suportar o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Ler mais →

Princípios Fundamentais

Os fundamentos principais que norteiam a aplicação do programa são:

  • Divisão dos custos de implantação – A empresa parceira é responsável por cobrir mínimo de 50% dos custos e os trabalhos sendo suportados pela alta liderança da empresa.
  • Suporte técnico continuado – O grande diferencial do programa aliança é não enquadrar-se em uma consultoria padrão de resolução sistemática e diagnóstico pontual de problemas. Durante a fase 2.2 de aplicação do programa existe um suporte técnico continuado para que, as ações com potencial de ganho levantadas na fase 2.1, sejam efetivamente implantadas na empresa.

Ler mais →

Metodologia

A implantação do Programa Aliança na empresa parceira ocorre por meio das fases descritas no fluxograma abaixo.

  • Fase 1.1 – Nesta fase ocorre a formalização do interesse por parte da empresa, seguida pela adesão e reserva de vaga.
  • Fase 1.2 – Uma vez confirmado o interesse da empresa na fase 1.1, a próxima etapa se dá pela assinatura do acordo voluntário por parte da empresa e a preparação para implantação efetiva do programa. Nesta preparação são assinados os acordos de confidencialidade para resguardar a empresa em relação às informações trocadas com os especialistas do programa aliança ao longo das fases 2.1 e 2.2.

Ler mais →

Equipe

Para conhecer mais sobre os membros que fazem parte do Programa Aliança, sua formação e especialidade dentro do programa, siga para a página de equipe.

Ler mais →