Ferramentas

Measur

Criado pelo Advanced Manufacturing Office (AMO) do Departamento de Energia Americano (DoE), o MEASUR reúne diversas ferramentas para realizar avaliações de diferentes vetores energéticos utilizados na indústria, aumentando a eficiência energética de sistemas e equipamentos de plantas industriais. Neste sentido, os seguintes softwares foram atualizados e incorporados numa plataforma única:

  • Módulo de sistemas de bombeamento: Este módulo é utilizado na avaliação de sistemas hidráulicos, auxiliando na determinação de ganhos energéticos destes sistemas, baseado em medições de campo. São simuladas curvas de sistema e dos equipamentos hidráulico, permitindo análises de modificações listadas. O PSAT permite a simulação de diversos cenários, utilizando base de dados padrão do “Hydraulic Institute Standards” e de motores a partir da base do MotorMaster+.
  • Módulo de aquecimento: Este módulo atua em sistema de aquecimento industriais, introduzindo métodos de melhoria de eficiência nestes equipamentos. A partir desta ferramenta são quantificadas perdas de calor ocasionadas por gases, superfícies insuficientemente isoladas, vazamentos, refratários de fornos, além de outros equipamentos. Com isso, são gerados cenários de projetos, identificando potenciais ganhos na mitigação destas perdas.
  • Módulo de ventiladores e exaustores: Este módulo auxilia na avaliação de perdas energéticas em sistemas de ventilação industrial. Por meio desta ferramenta é possível a análise de diversas modificações nos sistemas pelo usuário. Por fim, é calculado os ganhos potenciais energéticos e financeiros resultantes de cada medida.
  • Módulo de vapor: Este módulo permite ao usuário de um sistema de vapor completo, realizando os balanços de massa e energia a partir dos dados fornecidos pelo usuário. Esta ferramenta auxilia no melhor entendimento da operação atual dos componentes sistema de vapor da empresa, incluindo caldeiras e turbinas. É modelada também a utilização de sistemas de cogeração, indicando os melhores momentos e ganhos da geração de energia elétrica. São propostas também diversas modificações no caso base, sendo uma ferramenta poderosa quanto a determinação de ganhos de projetos.