Ferramentas

Matlab

O Matlab ® (abreviatura para MATrix LABoratory), além de um software, é uma linguagem de programação voltada para cálculos científicos e de engenharia. A forma organizacional dos códigos desenvolvidos é estruturada em matrizes que não requerem dimensionamento e tornam o processamento e tempo computacional mais eficiente, comparado com outros programas computacionais.

O software apresenta uma biblioteca de funções matemáticas predefinidas que podem ser utilizadas em uma rotina construída pelo usuário. Estas funções são agrupadas de acordo com a área de interesse em toolboxes (TB) e armazenadas em diretórios específicos. Dentre as TBs mais utilizadas podem-se citar os Sistemas de Controle, Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Processamento de Sinais. Estas TBs oferecem funcionalidades altamente profissionais, facilitando a resolução de problemas que precisam de modelos matemáticos, que em outros casos, teriam que ser desenvolvidos pelo programador.

O Matlab ® pode ser utilizado para resolução de uma infinidade de problemas como a criação de modelos de aprendizado de máquina (Machine Learning), controle estatístico de processos, a resolução de problemas clássicos de otimização, além de equações diferenciais relacionadas a mecanismos de transferência de calor como condução, convecção e radiação. Outros dois pontos fortes do Matlab®, são a criação e manipulação de gráficos científicos, de fácil visualização e a possibilidade de extensão por meios de pacotes comerciais ou escritos pelo próprio usuário.