Portfólio

Utilidades

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito de Utilidades caracterizam-se pela avaliação do sistema de distribuição dos vetores energéticos da planta industrial, de modo a apresentar proposições de modificações que aumentem a eficiência energética destes sistemas. O escopo definido em Utilidades engloba os sistemas de vapor, bombeamento de fluidos hidráulicos, ar comprimido, dentre outros.

A etapa inicial dos projetos consiste num mapeamento de possíveis ineficiências em cada um destes sistemas, pontuando os maiores potenciais de economia de energia, quando comparados à valores de referência. Dessa forma, essa etapa permite a determinação do conjunto de sistemas abordados nos projetos.

Posteriormente, são determinados valores típicos das variáveis dos sistemas selecionados, bem como de suas dinâmicas de operação, a partir de dados fornecidos pela empresa. A partir desta etapa, são iniciadas as modelagens dos cenários base para cada sistema, de modo a realizar a avaliação do potencial energético de redução para as modificações sugeridas. A equipe técnica do Programa Aliança possui vasto conhecimento no uso de ferramentas precisas e confiáveis, amplamente utilizadas na avaliação de sistemas energéticos na indústria, sendo elas: Measur, Aspen Utilities ® , Visual Basic, MatLab ® e Python ® .

Os modelos construídos passam por uma etapa de validação junto à empresa. Nesta etapa, os engenheiros encarregados pelas áreas da empresa, em conjunto com profissionais do Programa Aliança, analisam a consistência dos modelos empregados, avaliando as respostas em comparação com o processo real. Após a validação, são propostas modificações nos sistemas, sendo determinados, com o auxílio dos modelos, os potenciais ganhos obtidos pela redução de consumo de energia. Eventuais modificações nos cenários podem ser realizadas durantes a fase posterior de implementação, onde são realizados testes para implantação prática das medidas.